EU?

Por Eduarda Oliveira - janeiro 29, 2020

Image result for autoconhecimento

Eu tenho me surpreendido com o que tenho lido e escutado de pessoas próximas e distantes de mim, alguns elogios e percepções (positivas) que elas tem sobre a minha pessoa e geralmente - se não sempre - eu não enxergava esses aspectos em mim, porém basta eu analisar e refletir por um tempo para eu conseguir me ver dessa forma.

O que deixa claro que existe ainda muita coisa que preciso conhecer e reconhecer em mim, principalmente as coisas boas que eu costumo deixar de lado. Eu acredito que a maioria de nós temos a tendência a ter uma imagem mais negativa sobre nós mesmo do que realmente é, porque não somos imparciais, aplicamos nessa imagem as nossas vontades, nossas cobranças e tudo aquilo que nos incomoda, e o outro consegue olhar e ver sem o peso da nossa consciência.

Ultimamente durante conversas entre meu namorado e eu, sempre que eu consigo externalizar um pensamento, seja sobre mim, sobre a vida ou sobre algum assunto em específico, eu tenho a oportunidade de ouvir a opinião e ver a visão dele sobre o mesmo tema. E ocasionalmente eu tenho a sensação de estar projetando naquilo o peso da minha consciência, distorcendo a imagem de como ela realmente é.

As vezes pode nem ser de fato a imagem real, mas só de conhecer um novo jeito de olhar eu já agrego algum conhecimento, eu já consigo me desprender de coisas que não faziam sentido, muitas vezes guardar aquilo só dentro de mim me machucava, e ao compartilhar eu tenho a sensação de deixar ir.

É sempre prazeroso dialogar, é sempre prazeroso descobrir um novo ângulo de visão que eu desconhecia, as vezes eu descubro que o que me aflinge na verdade é o primeiro passo para solucionar aquela situação, é simplesmente gostoso conhecer novas formas de pensar que são diferentes da minha, porque isso me ajuda a ver as coisas mais perto de como elas realmente são e menos como eu queria que fossem.

  • Compartilhe:

Você também pode gostar

0 comentários